sexta-feira, 3 de março de 2017

Sobre a edição #0

Essa é a edição Nº0 do Simbiose, o jornal recém nascido do IB. Nessa primeira edição, especial de recepção de calouras e calouros de 2017 e também especial por ser a nossa estreia, você vai  conhecer o rascunho do que esperamos que o Simbiose seja daqui pra frente.

Mas primeiro, porque o nome Simbiose? 

Bom, como todo mundo já ta careca de saber, simbiose é aquela velha relação ecológica mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos diferentes que vivem juntos. A partir disso pensamos que era uma boa comparação com a nossa comunidade ibeana. Sempre nos esquecemos de que a biologia não se divide entre diurno e noturno, alunos(as) e professores(as)/funcionários(as), graduação e pós. Estamos todos sempre em contato um com outro, afinal, quem nunca foi assistir a aula com o noturno depois de faltar na aula porque bateu aquela ressaca da noite passada? Quem nunca foi pedir aquele help pro seu prof do core porque não sabia o que fazer da vida? Ninguém quer ser tratado diferente porque escolheu licenciatura ou bacharelado, né nón? Não é porque a moda- lidade é diferente que os tratamentos e conteúdos de aula também têm que ser, muito pelo contrário. Pois é, esse ib maravilhouser só existe e funciona porque todos nós vivemos juntos nele (em simbiose ❤), e como o próprio nome já diz, vivemos melhor se nos relacionarmos um com o outro (fika dika).

 
Bom, como qualquer instituto, o IB é bastante dinâmico e sempre tem coisas acontecendo por aqui, então percebemos que um meio de comunicação viria a calhar. Por exemplo, para que nossos representantes repassem as informações que recebem sobre as decisões que tão sendo tomadas no e pelo Instituto e sobre as novidades aqui dentro de uma forma mais eficiente do que o atual boca a boca (embora essa técnica seja muito apreciada). Esse jornal também busca trazer à tona as oportunidades e o que ta rolando aqui no IB e também fora dele.

Pensando nisso, fomos procurar sobre outros jornais que já existiram aqui no IB e
encontramos o boCABerta. Nos   surpreendemos pela forma com que ele se estruturava e em como ele deu certo (foram pelo menos 6 anos perdurando no IB). E é por causa disso que nos inspiramos muito nele para tornar o Simbiose real. Perpetuamos algumas colunas usadas por nossos ante- passados, por exemplo, a importante coluna aracnídea: Opilião do leitor. Também mantivemos a tradição de ser um jornal aberto, e esperamos que todos que leiam o Simbiose, também se sintam à vontade para ajudar a construí-lo. Farof
as
 
 Você pode contribuir como o Simbiose  de duas maneiras:

  1. Sem compromissos!
Entendemos que na correria da vida ibeana, seja como graduação, pós, funcionário(a) ou professor(a), assumir novas responsabilidades seja algo muito difícil, por isso, toda a ajuda que recebemos pode ser feita sem compromissos, ou seja, você pode fazer parte do jornal, sem fazer parte dele, tendeu? Se não entendeu a gente explica. Sabe quando abriu aquela brechinha no semestre e que você finalmente pode escrever aquele teixto show pro simbiose que queria mandar há muito tempo? Então, você pega ele, manda pra gente e diz em qual coluna ele se encaixa que nós o colocamos (vem que essa pode ser aquela oportunidade que você estava esperando pra ficar famouser nesse IB todo!). Gostaríamos muito de ter sua opinião, sua arte, sua participação na criação simbiótica.


  1. Fazendo parte da equipe do Simbiose (#teamsimbiose)
Agora, se você acha que curtiria fazer parte do jornal e quer se comprometer com ele, ajudar a mantê-lo ativo e melhorá-lo, você também pode ser um “editor”. Vamos explicar melhor: se você quer mandar um texto, um desenho, poesia, pérola, você pode mandar livremente sabendo que não está se comprometendo com o jornal (vide item 1), mas se você acha que pode e quer assumir um compromisso maior com o jornal, você pode participar da produção completa das edições.


Mandar algo pra gente é muito fácil. Você só precisa enviar um e-mail com o seu texto, poema, desenho, aquela pérola que você ouviu alguém dizer pelo IB, aquela (mi)correção, sua opinião, etc,  para simbiose.unicamp@gmail.com, assim, nós podemos publicá-la aqui. Nós só pedimos que o e-mail especifique se você quer ou não ser identificado e em qual coluna você acha que seu texto se enquadraria (ou que tema, para talvez criarmos uma nova coluna para ele).
Além de poder aparecer aqui nessas maravi- lhosas páginas impressas, também temos a ver- são digital do jornal (moderninhos, não?). Você pode ler, discutir, curtir e participar do Simbiose virtualmente, através do nosso site simbioseib.blogspot.com e na nossa página do Facebook.
IMPORTANTE: Não toleraremos ou seremos coniventes com ataques pessoais, discursos de ódio e preconceitos de qualquer tipo.
Repudiamos qualquer tipo de racismo, machismo, LGBTfobia, xenofobia, entre outros.

Por fim só queríamos lembrar vocês de que estamos totalmente abertos a ouvir questões e críticas quanto ao jornal. Não ficou satisfeito com a forma que o jornal será estruturado? Não gostou de alguma coluna? Quer mais colunas? NÃO quer colunas?(acredite isso existe). Escreve pra gente! Bora construir um jornal lindão que represente e contemple a todos nós!




Bom, trocadilhos velhos a parte, esta coluna é reservada para aquele momento em que a gente cometeu um deslize ou disse algo que não procede, como alguma data/valor/nomes e que você, ao detectar isso, pode (e deve) nos corrigir, escrevendo para a gente e dando aquele toque pra não ficar feio.


farofa
faro

Nenhum comentário:

Postar um comentário