Esse é um momento muito especial, em que o IB fica repleto de novidades. Pessoas novas no instituto, de diferentes lugares, com diferentes pensamentos e uma série de novas possibilidades para atualizar e renovar o instituto. Bom, é por isso que nada melhor que aproveitar esse fluxo de novidades para trazer junto um jornal para o IB. E como o Simbiose quer fazer juz ao nome, nada mais coerente do que um espacinho para uma interação com quem promove esse fluxo todo: os calouros.
Aaah os calouros. Jovens estudantes, sedentos de conhecimentos que entram em um mundo universitário sem nem ao certo saber o caminho do Bandejão. Muitos acreditam que passar no vestibular é a etapa mais difícil. Muitos mudam de opinião depois da primeira prova de BCI (Biologia Celular 1), por que é como minha tia diz: “Entrar na faculdade é fácil, difícil é sair dela”.
“Sobrevivendo as primeiras semanas” - Vamos todos ignorar a qualidade artística do mapa e focarmos na utilidade de apenas ajudar a sobreviver as primeiras semanas de aula, tentando chegar nos lugares que se é preciso. Bom, na BC (Biblioteca Central) é onde podemos pegar aqueles livros que são muito concorridos no ib, além de ter outras toneladas de opções. O IMECC é o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, onde você pode recorrer a livros que te salvarão em Cálculo l e futuramente em Estatística. Os plantões de dúvidas dessas matérias rolam nesse mesmo Instituto. Já as aulas dessas disciplinas ocorrem lá no Ciclo Básico (CB). Na FE (Faculdade de Educação) vocês vão ter as matérias de ensino, conhecidas como ELs (calma, vocês se acostumam com a caminhada). Também há a temível matéria de Química que ocorre no IQ (Instituto de Química). O SAE é o Serviço de apoio ao estudante e lá se resolve assuntos de bolsa SAE, moradia, etc. Além disso, existe o SAPPE, que é o Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante do SAE. Por fim, uma dica que será útil é que no IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) sempre rolam umas festinhas nas quintas pra alegrar nossas semanas (o melhor sempre vem por último, né nom?).
Bom, é claro que é impossível responder todas as dúvidas que nos surgem quando calouros em um texto de boas vindas na edição 0 de um jornal recém-criado. Mas é para isso que serve essa maravilhosa interação simbiótica entre calouros e veteranos, que vão se esforçar para tirar dúvidas da sua cabeça (e colocar algumas também).
O que vale lembrar é que não tem essa de “ah, mas você só entrou por que a lista rodou muito”, se entrou na biologia acabou, é todo mundo bixo do mesmo jeito. Primeira, terceira, quinta, sétima chamada… Não importa, todo mundo vai receber muito amor e carinho igualmente de toda essa comunidade ibeana maravilhouser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário